P: O que é o programa Adobe Creativity Scholarships?

R: O programa Adobe Creativity Scholarships tem é financiado pela Adobe e administrado pelo Institute of International Education. As bolsas de estudos se destinam ao auxílio a jovens criativos para que continuem sua formação, busquem carreiras na área da criatividade e encontrem meios inovadores de melhorar suas comunidades.

de volta ao topo


P: Quem está qualificado para se candidatar?

R: Esta bolsa de estudos é aberta a estudantes em busca de formação de nível superior em faculdades/universidades durante o ano letivo de 2019-20..

Os candidatos devem estar planejando o ingresso em um curso de bacharelado ou certificação em uma faculdade/universidade credenciada, nas áreas de criação ou em que utilização a criatividade como força em prol de mudanças sociais positivas. Os candidatos não precisam ter sido aprovados para um curso no ato da candidatura, mas se forem contemplados com uma bolsa, deverão comprovar que foram aceitos em uma instituição antes de receber qualquer verba associada à bolsa de estudos.

de volta ao topo


P: Eu já concluí o ensino médio, mas ainda não ingressei em um curso de nível superior. Posso me candidatar assim mesmo?

R: Sim. Compreendemos que alguns estudantes precisam de algum tempo para estudarem para as provas de admissão nas faculdades, trabalhar para poupar dinheiro para as mensalidades, etc. Na seção do Histórico Educacional do aplicativo, você terá a oportunidade de justificar qualquer período de interrupção da sua formação.

de volta ao topo


P: É preciso ter um índice de rendimento acadêmico mínimo para se candidatar?

R: Apesar de não haver uma pontuação mínima para se candidatar à bolsa de estudos, o histórico acadêmico do candidato deverá comprovar seu potencial de participar de um curso em faculdade/universidade com êxito, na área de estudos de seu interesse.

de volta ao topo


P: Que campos de estudo podem ser financiados por esta bolsa de estudos?

R: Esta bolsa de estudos é aberta, mas não se limita, a candidatos que pretendam estudar artes midiáticas, artes cênicas, ciências humanas, ciências sociais, ciência da computação e pedagogia. Estamos levando em consideração qualquer campo de estudo, desde que o estudante seja capaz de associar a área escolhida ao uso da criatividade como uma força para promover mudanças sociais positivas. Você terá a oportunidade de explicar essa associação no seu formulário de candidatura.

de volta ao topo


P: O que os beneficiários da bolsa de estudos recebem?

R: Os valores das bolsas de estudos variam conforme a localização da faculdade/universidade, o tipo de faculdade/universidade (universidade pública ou particular, etc.), e a demanda financeira esperada. Embora todos os esforços sejam feitos para cobrir a maior parte dos custos do curso de criatividade, se possível integralmente, observe que nem sempre isto é possível, conforme a disponibilidade das verbas.

Creativity Scholars pode eventualmente ter outras oportunidades oferecidas pela Adobe para avanços em seu desenvolvimento profissional. Alguns exemplos do passado e do presente abrangem convites para conferências ou festivais de cinema e oportunidades de mentoria oferecia por funcionários da Adobe.

de volta ao topo


P: Como eu vou comprovar meu progresso acadêmico?

R: O beneficiário da bolsa de estudos deverá apresentar seus boletins a cada semestre. Esses boletins serão preenchidos pelo Acadêmico e por um representante indicado pela faculdade/universidade do Acadêmico, e deve incluir uma cópia do histórico escolar atualizado.

de volta ao topo


P: Como faço para me candidatar?

R: A candidatura deverá ser preenchida online no site AdobeScholarship.com.

de volta ao topo


P: O que é obrigatório no ato da candidatura?

R: A candidatura completa deverá incluir:

  • O formulário de candidatura online.
  • Uma carta de apresentação pessoa de até 500 palavras.
  • Uma estimativa do valor das mensalidades e demais despesas do curso.
  • Duas cartas de recomendação. As cartas não poderão ser de familiares próximos, devendo ser redigidas por pessoas que conheçam bem o candidato - por exemplo, um professor, instrutor, empregador, superior hierárquico, líder de equipe, orientador ou clube de atividade extracurricular, etc.
  • Histórico escolar emitido pela última escola frequentada (para candidatos do Reino Unido ou dos países da Comunidade Britânica, os resultados do nível A, nível O, GCSE ou BTEC também serão aceitos).
  • Histórico da faculdade/universidade emitido pela instituição, se houver.
  • Acervo de trabalhos criativos do candidato, enviados online para a Behance.

de volta ao topo


P: Que informações devem constar da minha carta de apresentação? E se a minha carta de apresentação tiver menos de 500 palavras?

R: Sua carta de apresentação deve conter as seguintes informações:

  • Como a sua experiência com projetos criativos influenciou sua opção de curso na faculdade/universidade e suas metas profissionais?
  • Como o programa Adobe Creativity Scholarships poderá ajudar você a usar sua criatividade como uma força para promover impactos sociais positivos, proporcionar seu crescimento como líder e capacitá-lo para cumprir suas metas acadêmicas e profissionais?
  • Se você estiver passando por qualquer dificuldade em sua formação, financeira ou de outra natureza qualquer, essa informação também deve constar da carta.

Juntamente com o seu portfólio criativo, a carta de apresentação é um elemento crítico da candidatura e terá um papel importante na escolha dos beneficiários das bolsas de estudos. Incentivamos os candidatos a usarem a carta de apresentação como uma oportunidade para narrar a história de sua jornada criativa, suas metas e seus pontos fortes. Nosso intuito é termos, com essa carta de apresentação, uma perspectiva de quem você é e do quanto você está entusiasmado com a sua carreira. A carta de apresentação deve ter aproximadamente 500 palavras. Se a sua carta de apresentação tiver menos de 500 palavras, você pode estar perdendo a oportunidade de se apresentar por completo à Adobe.

de volta ao topo


P: Ainda não sei em que faculdade/universidade vou me matricular. Como faço para preencher a seção de dados financeiros?

R: Ao preencher os campos do curso pretendido e os dados financeiros da candidatura, use os dados da faculdade/universidade mais provável de você se matricular. Desde que você continue atendendo a todos os critérios de qualificação, você ainda poderá ser contemplado com a bolsa de estudos, mesmo se acabar se matriculando em uma faculdade diferente da citada na sua candidatura.

de volta ao topo


P: A quem devo solicitar as cartas de recomendação?

R: As cartas não poderão ser de familiares próximos, devendo ser redigidas por pessoas que conheçam bem o candidato - por exemplo, um professor, instrutor, empregador, superior hierárquico, líder de equipe, orientador ou clube de atividade extracurricular, etc.

de volta ao topo


P: Que informações devem estar presentes no histórico escolar?

R: O histórico escolar deve ser emitido pela escola de nível médio que você frequentou (ou pela faculdade/universidade, se for o caso), e deve incluir uma lista das matérias que você cursou nessa escola, além das notas/conceitos recebidos em cada uma delas. Para candidatos do Reino Unido ou dos países da Comunidade Britânica, os resultados do nível A, nível O, GCSE ou BTEC também serão aceitos.

de volta ao topo


P: Como faço para enviar meu portfólio criativo?

R: Na própria candidatura, você poderá incluir links para projetos que tenha enviado à Behance.

de volta ao topo


P: Como são selecionados os beneficiários das bolsas de estudos?

R: Os candidatos são avaliados conforme os seguintes critérios:

  • Realizações e potencial nas áreas criativas
  • Potenciais habilidades e liderança comprovadas
  • Caráter pessoal, comprometimento e potencial para exploração da criatividade como força em prol de mudanças sociais positivas
  • Necessidade claramente comprovada de auxílio financeiro para cumprimento das metas educacionais
  • Realizações acadêmicas
  • Metas acadêmicas de carreira alinhadas aos objetivos declarados da bolsa de estudos
  • Referências relevantes
  • Acervo de trabalhos realizados nas áreas de criação

de volta ao topo


P: Qual é a data limite para apresentar a candidatura?

R: O período de candidatura se encerra às 23:59 h, horário do Pacífico (UTC-8), no dia 12 de março de 2019. Todas as partes da candidatura deverão estar preenchidas até essa data e horário para que seja avaliada. Candidaturas incompletas ou enviadas após esse horário serão desconsideradas.

de volta ao topo


P: Quando saberei se fui selecionado como beneficiário da bolsa de estudos?

R: Todos os candidatos serão notificados em maio de 2019.

de volta ao topo


P: A quem eu posso recorrer se tiver dúvidas?

R: Envie suas dúvidas para AdobeScholarship@iie.org..

de volta ao topo