P: O que é o programa Adobe Design Circle Scholarships?

R: O programa Adobe Design Circle Scholarships tem é financiado pela Adobe e administrado pelo Institute of International Education. O objetivo dessas bolsas de estudos é ajudar jovens a prosseguirem em sua formação, na busca pela sua carreira em uma área relacionada a projetos, e a encontrar novos meios inovadores de melhorarem suas comunidades.


P: O que é o Design Circle?

R: O Design Circle é uma colaboração entre líderes de projetos, trabalhando em conjunto para estimular um impacto positivo em empresas, na sociedade, na inovação, na cultura e em sua carreira na área de projetos.


P: Quem está qualificado para se candidatar?

R: Esta bolsa de estudos é aberta a estudantes em busca de formação de nível superior em faculdades/universidades durante o ano letivo de 2022-23.

Os candidatos devem estar planejando se matricular em uma faculdade/universidade credenciada, em um curso de graduação ou certificação em uma área relacionada a projetos ou outros cursos em que demonstrem seu potencial para ingressar em uma carreira relacionada a projetos de produtos, experiências ou meios digitais. Os candidatos não precisam ter sido aprovados para um curso no ato da candidatura, mas se forem contemplados com uma bolsa, deverão comprovar que foram aceitos em uma instituição antes de receber qualquer verba associada à bolsa de estudos.


P: Eu já concluí o ensino médio, mas ainda não ingressei em um curso de nível superior. Posso me candidatar assim mesmo?

R: Sim. Compreendemos que alguns estudantes precisam de algum tempo para estudarem para as provas de admissão nas faculdades, trabalhar para poupar dinheiro para as mensalidades, etc. Na seção do Histórico Educacional do aplicativo, você terá a oportunidade de justificar qualquer período de interrupção da sua formação.


P: É preciso ter um índice de rendimento acadêmico mínimo para se candidatar?

R: Apesar de não haver uma pontuação mínima para se candidatar à bolsa de estudos, o histórico acadêmico do candidato deverá comprovar seu potencial de participar de um curso em faculdade/universidade com êxito, na área de estudos de seu interesse.


P: Que campos de estudo podem ser financiados por esta bolsa de estudos?

R: A bolsa de estudos é oferecida a estudantes de qualquer curso/área de estudo em que pretendam seguir carreira trabalhando com projetos de produtos ou experiências (p. ex. projetos digitais, industriais, de internet, UX/UI, ou similares).


P: O que os beneficiários da bolsa de estudos recebem?

R: Adobe Design Circle Scholars podem receber bolsas de até US$ 25.000,00 por ano letivo (até quatro anos) para arcar com as mensalidades e outra taxas.

Os Design Circle membros do também oferecem oportunidades de mentoria para os bolsistas selecionados. Isto ajuda a fortalecer o impacto da bolsa de estudos, ao mesmo tempo proporcionando experiências do mundo real aos bolsistas durante o curso.


P: Como eu vou comprovar meu progresso acadêmico?

R: O beneficiário da bolsa de estudos deverá apresentar seus boletins a cada semestre. Esses boletins serão preenchidos pelo Acadêmico e por um representante indicado pela faculdade/universidade do Acadêmico, e deve incluir uma cópia do histórico escolar atualizado.


P: Como faço para me candidatar?

R: A candidatura está aberta.


P: O que é obrigatório no ato da candidatura?

R: A candidatura completa deverá incluir:


P: Que informações devem constar da minha carta de apresentação? E se a minha carta de apresentação tiver menos de 500 palavras?

R: A carta de apresentação do candidato deve responder à seguinte pergunta:

O candidato terá a opção de apresentar sua resposta por escrito, com cerca de 500 palavras, ou um vídeo-resposta de até três minutos. A declaração por escrito ou o vídeo com a resposta deverá ser enviado como um anexo à candidatura. Não há preferências em relação ao formato.


P: Ainda não sei em que faculdade/universidade vou me matricular. Como faço para preencher a seção de dados financeiros?

R: Ao preencher os campos do curso pretendido e os dados financeiros da candidatura, use os dados da faculdade/universidade mais provável de você se matricular. Desde que você continue atendendo a todos os critérios de qualificação, você ainda poderá ser contemplado com a bolsa de estudos, mesmo se acabar se matriculando em uma faculdade diferente da citada na sua candidatura.


P: A quem devo solicitar as cartas de recomendação?

R: As cartas não poderão ser de familiares próximos, devendo ser redigidas por pessoas que conheçam bem o candidato – por exemplo, um professor, instrutor, empregador, superior hierárquico, líder de equipe, orientador ou clube de atividade extracurricular, etc. Recomenda-se a inclusão de pelo menos uma referência relacionada ao trabalho do candidato em projetos.


P: Que informações devem estar presentes no histórico escolar?

R: O histórico escolar deve ser emitido pela escola de nível médio que você frequentou (ou pela faculdade/universidade, se for o caso), e deve incluir uma lista das matérias que você cursou nessa escola, além das notas/conceitos recebidos em cada uma delas. Para candidatos do Reino Unido ou dos países da Comunidade Britânica, os resultados do nível A, nível O, GCSE ou BTEC também serão aceitos.


P: Como faço para enviar meu acervo de trabalhos de design?

R: O acervo de trabalhos de design pode conter links para sites na internet desenvolvidos pelo candidato e/ou links para sites de terceiros em que o candidato tenha agregado seu trabalho (exemplos de sites de terceiros incluem Behance, YouTube, DailyMotion, Imgur, Dropbox, etc.). Haverá uma seção na candidatura em que o candidato poderá citar três URLs de projetos em que participou..


P: Como são selecionados os beneficiários das bolsas de estudos?

R: Os candidatos são avaliados conforme os seguintes critérios:

As candidaturas buscam principalmente candidatos que atendam aos seguintes critérios, sem se limitar a eles: minorias raciais ou étnicas, mulheres, pessoas que se identifiquem como LGBTQ+, estudantes universitários no início do curso, e portadores de deficiências.


P: Qual é a data limite para apresentar a candidatura?

R: As candidaturas deverão ser apresentadas até 14 de março de 2022 às 23:59 h, horário do Pacífico. Todas as partes da candidatura deverão estar preenchidas até essa data e horário para que seja avaliada. Candidaturas incompletas ou enviadas após esse horário serão desconsideradas.


P: Quando saberei se fui selecionado como beneficiário da bolsa de estudos?

R: Todos os candidatos serão notificados no começo de junho de 2022.


P: A quem eu posso recorrer se tiver dúvidas?

R: Envie suas dúvidas para AdobeScholarship@iie.org.